Programa do Curso

Março

Dia 23 (Aula - 1) – Apresentação e construção coletiva do curso

a) Apresentação da professora;

b) Apresentação dos alunos e das alunas;

c) Construção do curso a partir da identidade dos alunos (as) individual e coletiva.

d) Sistematização de quem são os estudantes da turma do curso (idade, gênero, étnico-racial e políticas educacionais que vivenciaram).

e) Solicitar aos alunos e as alunas que levantem individualmente temas e questões que gostariam de estudar no curso.

f) Selecionar com a turma um filme para ser assistido na próxima aula. O filme escolhido foi “Nenhum a Menos”.

Dia 30 (Aula - 2) - Apresentação e debate de um filme: “Nenhum a Menos”

 


 


Sinopse.

Apresentação e debate de um filme: “Nenhum a Menos”

Sinopse. Filme singelo, dirigido por Zhang Yimou com uma câmera sutil, em estilo apenas parcialmente ficcional, “Nenhum a Menos” revela as condições da educação na zona rural chinesa. O diretor flagra uma escola primária em estado precário, na remota aldeia de Shuiquan, na qual os recursos são tão reduzidos que seu titular, Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo.

Quando sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte. O prefeito da pequena localidade, porém, não consegue encontrar um substituto que aceite trabalhar nestas condições. Só lhe resta contratar a única voluntária, Wei Minzhi, de apenas 13 anos, que mal tem recursos intelectuais para transmitir aos alunos. Na verdade, ela mesma só cursou o primário. A garota deverá permanecer por um mês na escola, a qual será também sua morada temporária, compartilhada com mais alguns estudantes.

Embora desprovida de qualquer experiência, ela revela ter, apesar de sua aparente timidez crônica, uma persistência e uma fibra surpreendentes. Mais que lhe orientar quanto ao que deve passar de conteúdo para seus alunos, o Professor Gao lhe reserva uma árdua missão. Preocupado com a constante evasão escolar, ele lhe recomenda que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.

Obcecada com esta ideia, ela faz tudo para impedir que uma de suas alunas, talentosa atleta, seja levada para a cidade, onde treinará para aperfeiçoar seu dom. Impotente diante desta realidade, ela não permitirá que nenhum outro estudante parta da pequena escola. A realidade, porém, transcende seus modestos planos, e ameaça retirar de sua pequena comunidade mais um aluno.

Órfão de pai, integrante de uma família muito pobre, repleta de dívidas, o pequeno Zhang Huike é obrigado a deixar a escola e ir para a cidade trabalhar. Inconformada, a professora parte em busca de seu aluno; impedida de embarcar como clandestina em um ônibus, ela segue a pé sua jornada repleta de emoções e desafios.

À vida na escola rural, em que os alunos são obrigados a copiar o que a garota escreve na lousa, inconsciente de seu significado, sem condições de explicar seu conteúdo, é contraposta a vida urbana, a qual se revela cruel aos marginalizados, aos desprovidos de recursos financeiros.

Este filme, protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, realça o realismo do enredo, que muitas vezes é a perfeita tradução da própria existência dos intérpretes. O resultado é tão criativo, rico e transbordante de emoção, que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999. Aliás, o segundo do diretor, que já havia conquistado o Leão de Ouro por sua criação anterior, A História de Qiu Ju.

Nenhum a Menos. Direção: Zhang Yimou. China, 1999, 106 minutos. Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.

Bibliografia Básica:

a) BAUER, Carlos. Nenhum a menos: princípios educativos na filmografia chinesa! Revista Espaço Acadêmico. No. 101, outubro 2009, Dossiê 60 Anos da Revolução Chinesa.

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/index

b) KRACKE, Lucia Villela. Perspectivas ocidentais sobre um filme do Oriente: Nenhum a menos. Comunicação & educação• Ano XI • Número 1 jan/abr 2006

http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/6943/6258

c) GOULART, Cecília. Reinventando diálogos, vínculos, razões e sensibilidades. In.: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel. A escola e o cinema. Belo Horizonte, Autêntica Editora Coleção - Cinema, cultura e educação, 2007, p.139-169.

Abril

Dia 06 (Aula 3) – Apresentação do Programa do Curso

Bibliografia Geral do curso:

HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003.

FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

b) Metodologia do curso:

1) Trabalho em grupo; exposição coletiva dos estudantes; aula expositiva dialogada.

2) Utilização de textos, slides, filmes e documentários;

c) Avaliação do curso:

1) Entregar (3) ideias interessantes de textos, filmes, documentários que estão no programa de curso. Para cada uma das aulas escolha uma indicação da bibliografia. Enviar para o email: maurilane@hotmail.com

2) Trabalho final: escolher um filme indicado, a partir do roteiro disponibilizado, produzir uma reflexão utilizando a bibliografia do curso.

Unidade I - Sujeitos da Educação

Temáticas: indígenas, negros; mulheres; juventude; ações afirmativas.

Tema 1 – Direito a educação, um longo percurso histórico

Bibliografia Básica:

a) BAIA HORTA, José Silvério. Direito à Educação e Obrigatoriedade Escolar. In: Cadernos de Pesquisa. Nº 104, 1998. https://www.dropbox.com/s/1ev7m8mmyri2v1s/baia_horta_direito_obrigatoriedade.pdf?dl=0

b) FREITAS, Marcos Cezar & BICCAS, Maurilane de Souza. Introdução. In: História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. https://www.dropbox.com/s/v39w198m5mf7nxi/biccas_freitas_NEW.pdf?dl=0

c) O direito à educação no Brasil: histórico e impasses. Entrevista com Carlos Jamil Cury. https://www.youtube.com/watch?v=TvHBY32vYuE&ab_channel=GEPPFOR

• Atividade: Escolha um dos textos e elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 1)

Dia 13 – Não haverá aula – Semana Santa

Dia 20 (Aula - 4) – Tema 2 – Educação indígena

Bibliografia básica:

a) HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. Os jesuítas, catequese e colonização. In. _______. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003, p. 3-12. https://www.dropbox.com/s/pdy1kr5uss2o9kf/HILSDORF_JESUITAS_NEW.pdf?dl=0

b) COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 485-515, jul./dez. 2005 https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9804

c) GHANEM, Elie; ABBONIZIOL, Aline. Educação escolar indígena e projetos comunitários de futuro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.  42, n. 4, p. 887-901, out./dez., 2016. https://www.scielo.br/j/ep/a/th6LrBM8Wr4YZjGNkpKcgHx/?format=pdf&lang=pt

d) Vídeo: Educação Escolar Indígena 18 de nov. de 2010 https://www.youtube.com/watch?v=cWUZCJQZlRw

• Atividade: Escolha o texto. Elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 2)

Dia 27 (Aula - 5) – Tema 3 – Educação do negro

Bibliografia básica:

a) SILVA, Adriana Maria Paulo da. A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. In: Revista Brasileira de História da Educação. N° 4, jul/dez 2002. https://www.dropbox.com/s/o1s2i4mhkusez2e/pretextato_adriana_paulo.pdf?dl=0

b) BARROS, Surya Aaronovich Pombo. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e início do século XX. Brasília: MEC, 2005. https://www.dropbox.com/s/hwp083kh4tt8nw9/EDUCACAO_NEGRO_UNESCO.pdf?dl=0

c) GOMES, Lino Nilma. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Alguns-termos-e-conceitos-presentes-no-debate-sobre-Rela%C3%A7%C3%B5es-Raciais-no-Brasil-uma-breve-discuss%C3%A3o.pdf

d) Documentário: Tempo e História - Luiz Gama https://www.youtube.com/watch?v=oWMIsr2Tckk&ab_channel=TempoHist%C3%B3ria

e) Entrevista – Profa. Dra. Nilma Lino Gomes – CULTNE - Histórias do Pós-Abolição - https://www.youtube.com/watch?v=9g2u6v49HY4

Nilma Lino Gomes, pedagoga brasileira. Nilma tornou-se a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2013. Tem se posicionado, frequentemente, na luta contra o racismo no Brasil. Em 2 de outubro de 2015 foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o novo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que uniu as secretarias de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e parte das atribuições da Secretaria-Geral. Permaneceu no cargo até o dia do afastamento de Dilma pelo Senado Federal. Realizada em 11 de setembro de 2019 - https://www.youtube.com/watch?v=-6mNGmegaOA

• Atividade: Escolha o texto, documentário e  ou entrevista. Elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 3)

Maio

Dia 04 (Aula - 6) – Tema 4 - Sujeitos da Educação (professores (as), alunos(as), imigrantes, negros etc.)

a) Atividade: Assistir ao filme “Entre os Muros da Escola"

  


  



Sinopse - O filme “Entre os muros da escola” retrata o ambiente escolar na sua totalidade, uma escola francesa, onde em uma sala de aula com alunos entre 13 e 15 anos, adolescentes com suas questões, esse grupo é composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.

O professor François Marin, interpretado por François Bégauden, que é também autor do livro de mesmo nome do filme, tem como meta fazer com que os alunos, além de aprenderem o idioma pátrio francês, assumam uma postura de turma homogênea, tarefa quase impossível dado a diferenças dos alunos no que diz respeito à multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.

Ele chama a atenção dos alunos para participação do processo ensino/ aprendizagem, mostrar que eles estão realmente aprendendo. Nos conselhos escolares, busca valorizar o que cada aluno tem de bom, procurando entender também o que leva ou levou o aluno ao ato de indisciplina (caso do Soyleumane).

Destacam-se as atuações da personagem Khoumba, afro descendente, que é uma aluna chamada de desobediente e sem disciplina, por se recusar a atender uma ordem do professor. Esmeralda, mestiça, contesta o professor, sendo que faz parte do Conselho de Classe, e, sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que vive em conflito com os professores e com os seus colegas.

No Conselho de Classe os professores discutem sobre o desempenho dos alunos, avaliando os mesmos, e fazem um planejamento. O conselho conta com participação de duas integrantes da turma, supostamente para ajudar, mas não é isso que acontece, pois elas dão muitas risadas, tirando a atenção dos professores.

O filme francês se destaca para nós brasileiros com um problema bem pessoal de países que recebem imigrantes seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou contra pessoas vindas de ex-colônias, um caso isolado é o do estudante e de origem chinesa que tem certa aceitação por parte da escola pelo esforço de aprender a língua francesa e o drama da deportação da família por estarem ilegais no país e os professores temem pela perda do aluno, tentando ajudá-lo.

O filme tem muitos pontos de contato com a realidade brasileira, cito: O conflito entre professores e alunos, a agressividade dos educandos, a falta de interesse dos mesmos em relação aos estudos e a não obediência ao educador; com o conflito do professor que para impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) ao Conselho de Disciplina, mesmo sabedor de que este ato será irreversível e provocará a expulsão dele e sua entrada na marginalidade social.

Essa realidade nos leva a repensar sobre o papel da influência do professor no presente e futuro dos alunos, e que devemos sempre nos manter em equilíbrio e servirmos de bom exemplo e de guia para nossos alunos, mesmo que não sejamos recompensados por isso.

Atila Raphael e Arindo Siston Junio

Bibliografia básica:

a)DAYRELL, João Guilherme. Entre os muros da escola: exílio, multiculturalismo e zonas de contato. Interdisciplinar.Ano 5, v. 10, jan-jun de 2010, p. 405-416. https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1281

•Atividade: elabore 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do filme. (Atividade individual 4)

Dia 11 (Aula - 7) – Tema 5 - Mulheres na Educação e a História da Formação no magistério

Bibliografia básica:

a) VILLELA, Heloísa. O mestre escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000. https://www.dropbox.com/s/9386hn994kbf1fd/O%20mestre-escola%20e%20a%20professora.pdf?dl=0

b) NUNES, Míghian Danae Ferreira. Histórias de ébano: professoras negras de educação infantil da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. USP, 2012. https://www.dropbox.com/s/b1mn4sn26x7rnsq/MighianDanaeFerreiraNunes.pdf?dl=0

c) BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira Educação. (online). 2015, vol.20, n.62, pp.679-701. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782015000300679&script=sci_abstract&tlng=es

d) LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16830.pdf

e) Vídeo: Notícias Univesp - Mulheres Negras na Educação Infantil - Mighian Danae. https://www.youtube.com/watch?v=Oi97_kY7vPE&ab_channel=UNIVESP

• Atividade: Escolha o texto e ou vídeo. Elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 5)

Dia 18 - Não tivemos aula

Dia 25 (Aula - 8) – Trabalho Final

Atividade:

a) Definição do filme e ou música para realizar o trabalho final.

b) Roda de conversa sobre as escolhas e o foco do trabalho, individual e coletivamente.

c) Indicação de bibliografia.

Junho

Dia 01 (Aula - 9) – Unidade II - O lugar da escola na sociedade brasileira.

Temáticas: história da escola pública brasileira (escola nova; reformas educacionais dos anos de 1920 e 1930; educação no Estado Novo – reforma Capanema; educação pública e privada; LDB 1961; movimento de educação popular e Paulo Freire; alfabetização de jovens e adultos; educação na ditadura militar Lei 5692/71; Políticas educacionais neoliberais (Banco Mundial, FMI, etc.); Reforma do Ensino Médio, BNCC; Reformas educacionais no século XXI.

Tema 1 – Educação no Império e na República: A escola Nova e as reformas educacionais dos anos de 1920-1930

Bibliografia Básica:

a) CARVALHO, Marta Maria Chagas. Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920-1930). Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, n. 66, 1988. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1201/1207

b) CARVALHO, Marta Maria Chagas A Escola Nova no Brasil: uma perspectiva de estudo. Educação em Questão, v. 21 n. 7 (2004): set./dez. 2004. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8382

c) Vídeo: Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Por Diana Vidal. https://www.youtube.com/watch?time_continue=1578&v=Up6x4qO0qdI&feature=emb_title

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do texto ou do vídeo. (Atividade individual  6);

Dia 08 (Aula - 10) – Tema 2 - Reforma Capanema Educação e na Ditadura Militar Brasileira, Lei 5692/71

Bibliografia básica:

a) FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. P-247-263. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)

b) FILHO, João Cardoso Palma. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas. UNIVESP-SP https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/107/3/01d06t05.pdf

c) BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf

d) CUNHA, Luiz Antonio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302014000200002&script=sci_arttext&tlng=pt

e) Documentário: 1964 O Golpe – é a primeira reportagem da série 1964 e trata do golpe civil militar propriamente dito com a ajuda de pesquisadores Jorge Ferreira (UFF), Carlos Fico (UFRJ), Luiz Moniz Bandeira (Universidade de Heidelberg) e João Roberto Martins Filho (UFSCAR), a UNIVESP TV conta como foram os meses finais do governo João Goulart (1961-1964), culminando na deposição que levou o país a uma ditadura de 21 anos. Qual Brasil coube Goulart governar? Quais foram os fatos que levaram ao golpe? Por que o presidente não resistiu? Essas são as perguntas que a reportagem tenta responder. https://www.youtube.com/watch?v=EVwlepPYp_o

f) 1964: Reportagem Especial - O governo Costa e Silva e o AI5 https://www.youtube.com/watch?v=pMgTjvBDi74&ab_channel=UNIVESP

• Atividade: Escolha o texto e ou vídeo. Elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 7)

Dia 15 (Aula – 11) – Tema 3 – Paulo Freire, Movimentos populares de Educação de Jovens e Adultos

Bibliografia Básica

a) FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 15-82; p. 105-181. https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/10.-Pedagogia-da-Esperan%C3%A7a.pdf

b) ARROYO, Miguel G. Paulo Freire: outro paradigma? Paulo Freire: outro paradigma pedagógico? Educação em Revista. Belo Horizonte. Dossiê – Paulo Freire: O Legado Global. v.35. 2019 https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100202&script=sci_abstract&tlng=fr

c) FREIRE, Paulo. Educação o sonho possível. In.: BRANDÃO, Carlos R. Educador Vida e Morte: escritos sobre uma espécie em perigo. P.4-10. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1460

d)Vídeo – Paulo Freire: série Maestros da América Latina. Educacion CTERA https://educacion.ctera.org.ar/serie-maestros/

• Atividade: Escolha o texto e ou vídeo. Elabore 3 ideias interessantes. (Atividade individual 8)

Dia 22 - Não houve aulas

Dia 29 (Aula 12 ) – Tema 4 – Políticas Neoliberais na educação

Bibliografia básica:

1) LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi5_artigoedianelopes.pdf

2)MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Caderno de Pesquisa No. 118, Mar 2003. https://www.scielo.br/j/cp/a/R7cbbYVF3RwC5wn3vBp4Ndw/abstract/?lang=pt

3) Vídeo – Neoliberalismo na Educação. https://www.youtube.com/watch?v=gx-gtRTifk4&ab_channel=LaraKeyla

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do textos e vídeo. (Atividade individual 9)

Julho

Dia 06 (Aula 13) – Tema 5 - Reformas Educacionais do Século XXI: movimentos sociais e os novos sujeitos da educação

Bibliografia básica:

a) OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, mai./ago. 2009. https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19491

b) FRIGOTTO, Gaudêncio; Ciavatta, MARIA; RAMOS, Marise. A Politica de Educação Profissional no Governo Lula: um percurso histórico convertido. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005 https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302005000300017&script=sci_arttext

c) Documentário: Os 13 anos do Governo do PT, produzido pela TV Folha em 13 de dez. 2015.

Em 13 anos no poder, Partido dos Trabalhadores patrocinou distribuição de renda histórica e desajuste recorde nas contas do país; renda dos mais pobres aumentou 129% e dos mais ricos, 32%. Só 24% aprovam a gestão petista. https://www.youtube.com/watch?v=l53vEk0Qt6U

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do textos e documentário. (Atividade individual 10)

Dia 13 (Aula 14) – Tema 6 - Reforma do Ensino Médio – BNCC

Bibliografia básica:

a) SILVA, Monica Ribeiro. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, 2018. Scielo Brasil. https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?format=html&lang=pt

b) SUSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980

c) LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos de Escola, 2019. CNTE. https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963

d) Vídeo: Debate sobre a BNCC no Ensino Médio com Cesar Callegari e Daniel Cara - Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=bOxsn9SeE0k&ab_channel=SINPROSP

e) Vídeo: O que não te contaram sobre o "novo" Ensino Médio – Daniel Cara. (27/2/2022) https://www.youtube.com/watch?v=W_O23rs5DZo&ab_channel=TVResist%C3%AAnciaContempor%C3%A2nea

Atividade: Elaborar 3 ideias interessantes retiradas do textos e documentário. (Atividade individual 11)

Dia 20 (Aula 15) – Seminário e entrega dos trabalhos finais.



Comentários

  1. Olá, pessoal! Este é o link do grupo da disciplina no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GqwbCLt3VkN71eh5vYXTiY

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